Situação Ambiental
A situação ambiental em Cabo Verde é bastante preocupante por diferentes factores:
A Educação Ambiental não é a prioridade das entidades públicas locais no contexto de um pais pobre como Cabo Verde que ainda tem outras preocupações ao nivel do saneamento.
As autoridades públicas têm consciência do desafio enorme que é a Educação da população as boas práticas de gestão dos residuos mas infelizmente os habitantes ainda não tem consciença ambiental.
Até hoje, é possivel ver pessoas deitar o lixo não chão, frente a casa do vizinho. Um morador tem de saber que a gestão dos residuos não é so o problema do Estado e das Camaras Municipais mas que todos nos devemos fazer um esforço para alcancar os objectivos.
Com a chegada do turismo não ajudou a responder a problematica da boa gestão dos residuos porque é dificil adiciona uma quantidade maior de residuos produzidos cada dia a um sistema frágil.
A solução é de encontrar uma resposta evolutiva aos desafios atuais de Cabo Verde sem esquecer os desafios futuros do desenvolvimento do pais (saude, social, economia, turismo, ambiente, cultura).
O governo de Cabo Verde ja tem sido feito varios esforços para acabar com o problema dos residuos, de acordo com as suas possibilidades, agora, temos de saber chegar a uma gestão adequada dos residuos.
Alem disto, o saneamento é um problema que tem um custo bastante elevado que seja atraves da implementação de infra-estruturas mas tambem para encontrar soluções tecnicas adaptadas ao contexto de Cabo Verde.
A realidade do arquipelago é ligada a pouca produção de residuos e a mau gestão ao nivel do teritorio devido a falta de recursos economicos e humanos (decentralização: as municipalidades tem poucos recursos).
Hoje, varios projectos estão em curso de reflexão/ andamento ao nivel do saneamento e da agua (Ministerio do Ambiente, Ministerio da Infra-estruturas e cooperação).