top of page

Educação Ambiental

“Reciclagem não é coisa de gente pobre, é coisa de gente inteligente” (Tião, Presidente da Associação dos Catadores de Jardim do Gramacho, Rio de Janeiro)

 

A Educação Ambiental passa por diferentes suportes de informação e sensibilização. Do Lixo ao Luxo responde aos pedidos de intervenção para a realização de palestras sobre a gestão dos residuos e as tecnicas de transformação dos residuos da escala artesanal até a escala industrial.

 

As ferramentas usadas pela Educação Ambiental dependem do público-alvo.

Quando trabalhamos com ciranças por exemplo, tentamos indroduzir o tema da boa gestão dos residuos atraves do ciclo da água, a cidadania, o equilíbrio entre a natureza e os seres humanos... por isso é sempre bom valorizar esta aprendizagem atraves de uma oficina pratica de transformação dos resíduos em brinquedos para eles entenderem que o lixo não é so residuo, mas é tambem uma materia prima fonte de inspiração para os mais criativos.

 

Quando trabalhamos com jovens, tentamos entrar logo na parte da transformação do material para demostrar que o lixo não é so corespondente a imagem negativa que podemos ter por exemplo a ver uma lixeira desorganizada ou lixo deitado no chão. Se valorizamos o lixo, pode constituir uma fonte de rendimento para alguns que tem coragem de dar interesse a este material pouco nobre e a transformar-lo com vontade de dar uma outra vida.

 

Por isso, a nossa filosofia é de dar exemplos de sucesso que seja ao nivel do artesanato ou da arte porque as pessoas que conseguem transmitir uma mensagem atraves das práticas manuais são pessoas que tem visão a longo prazo do que pode ser o nosso futuro e de forma sustentavel.

bottom of page