Praia
Cabo Verde foi oficialmente descoberto pelo Português em 1460 e foi construída a cidade de Ribeira Grande, agora conhecida como a Cidade Velha. A cidade perdeu ímpeto de negócios (os agricultores da ilha tendem a acabar na posição atual da Praia, para evitar o pagamento de direitos aduaneiros na Ribeira Grande).
A cidade de Praia surgiu em 1615, e oficialmente reconhecida ao status de capital do Cabo Verde em 1770.
A topografia desta nova capital (achadas) permite que os residentes a dominar o oceano e assim controlar as chegadas de estrangeiros (e piratas naquela época).
-
OS PES DO PLATO
Os bairros periféricos, organizados em torno de Platô foram reconhecidos após a independência (1975) e isso é quando a cidade está experimentando um crescimento populacional impressionante, a sua população irá quadruplicar em três décadas.
Praia conhece vários obstáculos ao seu desenvolvimento.
Sucupira é o melhor lugar para encontrar produtos eletrônicos, móveis, roupas e carros. Este mercado é também chamado de "o mercado do bidão."
Estes são na sua maioria mulheres, chamado “Rabidantes” que gerir esta pequena economia. Elas vão procurar mercadoria no Brasil ou na África do Sul.
A topografia não é propícia de urbanização, além disso, a pressão da população não permite um desenvolvimento controlado do território e a falta de recursos financeiros e naturais vai aumentar suas dificuldades.
O interior da ilha, ao contrário da costa é favorecido por um clima mais favorável para a agricultura. Santiago não produz o suficiente para exportação no exterior, mas pode fornecer as ilhas vizinhas.
No sector aeroportuário, Praia está em segundo lugar (depois Sal) ao nível das chegadas de turistas do exterior e especialmente da Europa. Ambas as empresas operam no transporte nacional e servir as outras ilhas.
O turismo é ainda pouco desenvolvido na Cidade da Praia.
Estabelecimentos turísticos são poucos e estão concentrados na área de Prainha, à beira-mar a oeste da cidade. Encontramos alguns no Platô e na Fazenda. Praia esta representada pelo setor terciário (serviços, indústria, comércio, transportes...). A capital tem neste momento 1.932 empresas que empregam cerca de 19.000 funcionários e representa 54% da economia nacional.
Hoje, Cabo Verde tem dois parques industriais e econômicos, Mindelo ao norte do arquipélago e Praia ao Sul (cerca de 90% das indústrias estão concentradas). Tem três portos internacionais, que são os do Mindelo (São Vicente), Palmeira (Sal) e Praia.
Nos anos 80, o município de Praia iniciou a construção da zona industrial de Achada Grande Trás, ao este da cidade, acima do Porto, que inclui os principais fornecedores de materiais de construção no país e os recursos de armazenamento importados, mas também um mercado de revenda aos comerciantes da ilha.
-
O PLATEAU - O CENTRO HISTORICO DA CIDADE
O Plateau inclui a maioria das instalações (Hospital, Escola, Câmara Municipal, Mercado, ministérios, tribunais, bancos, fundações, institutos...) é o coração administrativo da cidade, a vida econômica e cultural da Praia.
O património arquitectónico é bem preservado no Plateau, as casas coloniais estão sujeitas a renovação uma após a outra.
A rua pedonal (Rua 5 de Julho) foi recentemente refeita (iluminação para pedestres com energia solar, tratamento do solo, bancos e árvores). Esta rua é o coração da cidade, eventos culturais (concertos, mercados, desporto) são organizados na rua.
A grande expansão da Praia foi na segunda metade do século XX. Em 1930, a cidade tinha apenas o Platô, apenas 26% da população urbana vivia na Praia em sua periferia. O Platô encontra-se despojado de sua função residencial após a independência em 1975. Foi naquele momento era o local do primeiro momento de crescimento urbano explosivo nos bairros em torno de Plateau, em Achadinha particular, Fazenda, Lem Ferreira, mas também à beira-mar de Achada Santo Antonio e Prainha.
Esses bairros fornecem uma base predominantemente residencial e abrigam as sucursais de ministérios, embaixadas, institutos, escolas, creches, mercados, instituições como a ONU ou o Parlamento, a Assembleia Nacional eo Palácio do Governo.